Autoexame do TestículoJovens entre 15 e 35 anos podem realizar o autoexame de testículo com o objetivo de detectar nódulos ou a presença de varizes testiculares conhecidas como varicoceles, que diminuem a produção de espermatozóides e podem levar a infertilidade.

O autoexame pode ser realizado após o banho. Em pé, o homem deve apalpar a bolsa testicular e o epidídimo (canal que liga o testículo ao pênis), atrás de massas endurecidas, popularmente chamadas de “caroços”, além de desconfortos e dores no abdômen inferior e virilha. Com o toque físico o paciente consegue perceber, também, se há aumento ou inchaço dos testículos, um dos poucos sintomas apresentado em casos de câncer.

Embora seja considerado raro, o câncer de testículo se desenvolve principalmente em homens de até 35 anos. Quando diagnosticado em fase inicial, principalmente através do auto-exame, as chances de cura chegam a 95%.

Ao perceber qualquer anomalia ou desconforto no aparelho sexual, o homem tem que procurar ajuda de um especialista. O sucesso de um tratamento médico está diretamente ligado ao diagnóstico precoce da doença”, explica o urologista Claudio Murta.

Fale Conosco    +55 11 3288-1426