fbpx

Na década de 90 houve desenvolvimento da cirurgia laparoscópica em urologia e, desde então, as técnicas minimamente invasivas têm se desenvolvido e melhorado a cada ano. Atualmente, o grande salto na tecnologia é a cirurgia robótica que utiliza um robô, comandado pelo cirurgião, para movimentar as pinças laparoscópicas. O Dr. Claudio possui treinamento e experiência em ambas as técnicas cirúrgicas, com cursos no Brasil e nos Estados Unidos, principalmente na área de câncer.

A cirurgia laparoscópica é realizada através de 3 a 4 incisões de 1cm apenas no abdome do paciente. Através dessas incisões são introduzidas pinças longas que irão realizar a dissecção e a cirurgia dentro do corpo do paciente, mas com a cavidade abdominal fechada. Dentre as cirurgias que podem ser realizadas por via laparoscópicas temos a nefrectomia radical para câncer de rim, a nefrectomia parcial também para câncer de rim, a pieloplastia para estenose de junção ureteropiélica, prostatectomia radical para câncer de próstata, cistectomia radical para câncer de bexiga entre outras.

As vantagens da cirurgia laparoscópica são menor dor pós-operatória, melhor resultado estético, menor sangramento e nos casos de câncer de próstata, uma preservação melhor dos feixes nervosos que ajundam na ereção.

A cirurgia robótica utiliza da mesma técnica laparoscópica, entretanto, as pinças são movimentadas por um robô e não diretamente pelo cirurgião. Neste caso, o cirurgião controla o robô através de um console e, a partir dele, o robô controla os braços mecânicos dentro do paciente. Além das vantagens da cirurgia laparoscópica, a cirurgia robótica possui vantagens especiais como movimentos mais precisos, visão tridimensional devido à ótica especial utilizada e por isso melhores resultados cirúrgicos.

A principal cirurgia realizada com o robô é a prostatectomia radical para câncer. Devido a necessidade de preservação dos feixes vásculo-nervosos com muito cuidado, o robô pode auxiliar o cirurgião nesta área delicada da anatomia, melhorando os resultados oncológicos e de continência e potência. Entretanto, é possível realizar todas as outras cirurgias laparoscópicas através do robô com resultados superiores.

Fale Conosco    +55 11 3288-1426