fbpx

É uma condição caracterizada pelo aumento benigno da próstata que normalmente se inicia em homens com mais de 40 anos, causando obstrução da uretra prostática e dessa forma interferindo no fluxo normal de urina. Os sintomas da HPB são jato fraco, esforço para urinar, jato intermitente, hesitação, gotejamento terminal, urgência, aumento da frequência urinária, dor e acordar à noite para urinar.

photoExame digital da próstata, utilizado no diagnóstico precoce do Câncer de Próstata.

O tratamento da HPB varia de acordo com os sintomas do paciente e a presença de complicações. Naqueles pacientes que não se sentem incomodados pelos sintomas o tratamento expectante pode ser realizado. Cerca de 36% dos pacientes irão necessitar de tratamento cirúrgico ao longo de 5 anos. Já os pacientes que apresentam sintomas moderados a importantes recebem inicialmente tratamento medicamentoso. Entre os medicamentos temos a doxazosina e a tansulosina. Os inibidores da 5-alfa-redutase (finasterida e a dutasterida) agem diminuindo o tamanho da próstata em até 30%, com melhora dos sintomas e do fluxo urinário. O tratamento cirúrgico para HPB está indicado para os pacientes que, apesar do tratamento medicamentoso, ainda mantém sintomas ou para aqueles com complicações da HPB (retenção urinária, sangramento recorrente, insuficiência renal, infecções urinárias de repetição ou cálculos vesicais).

O tratamento cirúrgico padrão é a ressecção transuretral de próstata. Este é um tratamento endoscópico indicado para pacientes com próstata de até 70, 80ml de volume. A cirurgia aberta convencional está reservada para os pacientes com próstata muito volumosa. Ambas as modalidades terapêuticas resultam em melhora dos sintomas em mais de 70% dos casos. Atualmente, a cirurgia com laser (Greenlight®, Urobeam®) e com bisturi bipolar (PK®, TURis®) tem possibilitado a realização de cirurgias para HPB por via endoscópica em pacientes com próstatas maiores, alta precoce e menor necessidade do uso de sondas vesicais, além de menor chance de complicações.

photoRessecção Transuretral da Próstata (RTU), utilizado para tratamento dos pacientes com crescimento benigno da próstata

photoFotovaporização da Próstata com Laser (Urobeam, Greenlight), utilizado para tratamento dos pacientes com crescimento benigno da próstata