Primeiramente, vamos entender do que se trata urologia: essa especialidade médica cuida do sistema gênito-urinário dos homens e urinário das mulheres. Ou seja, o médico urologista poderá avaliar, ajudar a prevenir e tratar problemas relacionados aos rins, bexiga, próstata, pênis e testículos. Alguns exemplos são as infecções urinárias, cálculos renais, incontinência urinária, prostatites (infecções na próstata), hiperplasia benigna da próstata (crescimento benigno da glândula), disfunções sexuais e câncer do aparelho gênito-urinário.

Urologista para crianças?

Durante a infância e a adolescência também pode ser necessária uma avaliação com o médico urologista para tratamento e acompanhamento de infecções urinárias, dificuldade para urinar ou enurese noturna, fimose e até mesmo para orientação sobre iniciação sexual.

Urologista também é médico para mulheres

Assim como os homens, o público feminino também apresenta quadros de infecção e incontinência urinária.  Além disso, o médico urologista acompanha pacientes de ambos os sexos no tratamento de cálculos renais, distúrbios da bexiga e alguns tumores.

Homem que se cuida vive melhor

Os homens também podem contar com o urologista para casos de infertilidade, doenças sexualmente transmissíveis, disfunções sexuais, prevenção e tratamento de doenças da próstata e do trato genital masculino.

Sintomas de alerta

Algumas doenças do sistema genito-urinário se manifestam por meio de sintomas como dores abdominais e lombares, como os cálculos e infecções renais, além da dificuldade de urinar ou a perda da urina. O médico urologista é indicado para avaliação e pode solicitar exames complementares como o ultrassom.

No caso específico de homens, a dor nos testículos e no próprio pênis deve ser prontamente investigada, além de feridas, sangramentos e, principalmente, a presença de sangue na urina, que podem estar ligados a inflamações ou problemas mais graves como câncer.

A visita ao médico urologista é importante para diagnosticar precocemente doenças e tratá-las de maneira adequada. Para os homens, a consulta deve ser um compromisso, no mínimo, anual para garantir qualidade de vida, bem estar e vitalidade.

O urologista Claudio Murta possui habilitação para o tratamento de todas as patologias urológicas. Como médico dos serviços de pronto atendimento dos Hospitais São Luiz e Albert Einstein está bastante afeito ao tratamento das infecções urinárias, bem como dos cálculos urinários.

Como médico do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) e chefe do setor de uro-oncologia do Centro de Referência da Saúde do Homem acompanha frequentemente pacientes com câncer do aparelho gênito-urinário (homens e mulheres).

Por fim, em mais de dez anos de atendimento ambulatorial, adquiriu experiência para diagnosticar, avaliar e tratar, com vasto conhecimento e humanização, cada um de seus pacientes, oferecendo opções adequadas, modernas e individuais. Sua maior especialidade é cuidar bem de gente!