Congressos, entrevistas e notícias

Tratamento Focal para Câncer de Próstata (HIFU)

Nenhum comentário

O Câncer de Próstata é o câncer mais comum no homem. Felizmente, ele é um tumor de evolução lenta e pode ser curado quando tem seu diagnóstico realizado na fase inicial da doença.

Atualmente sabemos que a cura dos pacientes com doença inicial é quase certa, porém a medicina tem um novo objetivo. Descobrir o melhor tratamento para cada tipo de paciente. Ou seja, naqueles pacientes com doença muito pequena devemos ser menos agressivos e naqueles com doença mais grave, devemos lançar mão de várias modalidades de tratamento para atingir a cura. Lembrando sempre da redução dos efeitos colaterais do tratamento.

Com essa visão, de tratamento individualizado e com menos efeitos colaterais surgiu a ideia do tratamento focal da próstata. Nesta modalidade, o médico não irá retirar toda a próstata, como na cirurgia radical, irá localizar o tumor e destruí-lo com alguma forma de energia. Para doenças menos agressivas, pacientes com outros problemas de saúde ou que não querem correr os riscos da cirurgia radical, este tratamento pode ser a solução.

Nos Estados Unidos e Europa, a forma de tratamento focal mais utilizado é a terapia com ultrassom focado de alta intensidade (HIFU). Este equipamento já existe no Brasil há alguns anos, mas não teve grande sucesso pois as máquinas anteriores não conseguiam fazer o tratamento focal. Elas tratavam toda a glândula, como uma cirurgia radical. Neste ano, chega ao Brasil o primeiro aparelho capaz de fazer a terapia focal de verdade: o Focal One®.

O dispositivo captura imagens da próstata em tempo real e aplica a energia em locais exatos, com precisão milimétrica. Esta tecnologia permite, ao urologista habilitado, realizar o tratamento de regiões específicas da próstata ou até mesmo apenas do nódulo cancerígeno, evitando que estruturas importantes e saudáveis da próstata sejam expostas desnecessariamente ao tratamento, como ocorre com os tratamentos padrões: radioterapia e cirurgia, o que reduz a chance de complicações.

Efeitos colaterais como: impotência sexual, incontinência urinária (usar fraldas), transfusão sanguínea, urgência miccional (não conseguir controlar a vontade de urinar), urinar ou evacuar com sangue, praticamente não existem com o HIFU focal. O aparelho possibilita a concentração das ondas de tratamento apenas nas áreas doentes, sem prejudicar outras áreas da próstata que estão saudáveis.

Outra vantagem do HIFU Focal One® é a taxa de sucesso. A chance do paciente ficar curado é semelhante aos tratamentos convencionais (radioterapia e cirurgia). A tecnologia permite um tratamento ambulatorial (sem necessidade de internação), uma recuperação mais rápida e um retorno precoce as atividades habituais.

Nos casos de falha, o HIFU não impossibilita uma outra modalidade de tratamento no futuro (radioterapia ou cirurgia). Os pacientes podem ser tratados com radioterapia ou cirurgia e curar o câncer de próstata.

Portanto, o urologista com experiência no procedimento, junto com o paciente, pode decidir sobre o plano de tratamento (tratar a próstata toda, tratar uma parte da próstata ou tratar apenas a área doente), personalizando o tratamento conforme as necessidades de cada paciente, com o objetivo de um tratamento mais eficaz e com menos complicações.